terça-feira, 10 de março de 2015

SEMÂNTICA COM HTML5

Pessoal hoje vamos falar sobre semântica com o HTML5, com simples tags você otimiza seu site e torna muito mais fácil a busca no google. Espero que gostem.






O que é otimização semântica?

Otimização semântica ou SEO semântico é uma busca, uma pergunta ou uma ação que gera resultados relevantes mesmo quando os itens do resultado apresentado não contenham exatamente o termo da pesquisa. Isso significa um resultado que considera valor do conteúdo semântico, termos que tenham relação semântica.

O Google entende que se o termo de pesquisa é “humano”, então logo assume que humano é também mamífero, é feminino e masculino, é vertebrado e assim sucessivamente. Nesse sentido, a marcação de dados estruturados vem produzindo efeitos cada vez mais significantes dentro da otimização semântica. Vídeos, imagens, autoria, rich snippets para cada caso estão alterando o comportamento do usuário. A implementação de microdados ou RDFa nada mais é que adicionar marcação semântica, contribuindo para a relevância de uma determinada página e mais ainda, exercendo influência direta sobre o CTR.

Os microdados auxiliam os motores de busca a entenderem o que é mais relevante para a busca, dando as informações “mastigadas” para que o Google ofereça resultados mais relevantes e precisos. Uma busca não retorna mais somente resultados baseados na palavra-chave, mas se leva cada vez mais em consideração a semântica da página (e do site como um todo) como fator de rankeamento. A otimização semântica não só está em plena evolução como já faz parte do trabalho de SEO.

HTML semântico

As tags - header, section e footer - são tags novas do HTML5. Antigamente, numa situação parecida com essa, teríamos criado apenas três div, uma para cada parte da página, e talvez colocado ids diferentes pra cada uma.

Qual a diferença entre colocar div e essas novas tags do HTML5? Visualmente e funcionalmente, nenhuma diferença. A única diferença é o nome da tag e o significado que elas carregam. E isso é bastante importante.

Dizemos que a função do HTML é fazer a marcação do conteúdo da página, representar sua estrutura da informação. Não é papel do HTML, por exemplo, cuidar da apresentação final e dos detalhes de design - isso é papel do CSS. O HTML precisa ser claro e limpo, focado em marcar o conteúdo.

As novas tags do HTML5 trazem novos significados semânticos para usarmos em elementos HTML. Em vez de simplesmente agrupar os elementos do cabeçalho em um div genérico e sem significado, usamos uma tag header que carrega em si o significado de representar um cabeçalho.

Com isso, temos um HTML com estrutura baseada no significado de seu conteúdo, o que traz uma série de benefícios, como a facilidade de manutenção e compreensão do documento.

Provavelmente, o design da sua página deixa bastante claro qual parte da sua página é o cabeçalho e qual parte é o menu de navegação. Visualmente, são distinguíveis para o usuário comum. Mas e se desabilitarmos o CSS e as regras visuais? Como distinguir esses conteúdos?

Um HTML semântico carrega significado independente da sua apresentação visual. Isso é particularmente importante quando o conteúdo será consumido por clientes não visuais. Há vários desses cenários. Um usuário cego poderia usar um leitor de tela para ouvir sua página. Neste caso, a estrutura semântica do HTML é essencial para ele entender as partes do conteúdo.

Mais importante ainda, robôs de busca como o Google também são leitores não visuais da sua página. Sem um HTML semântico, o Google não consegue, por exemplo, saber que aquilo é um menu e que deve seguir seus links. Ou que determinada parte é só um rodapé informativo, mas não faz parte do conteúdo principal. Semântica é uma importante técnica de SEO - Search Engine Optimization - e crítica para marketing digital.

Exemplo básico de um HTML5 Semântico:

<body>

  <header>
    <!-- Conteúdo do cabeçalho -->
  </header>

  <section id="main">
    <!-- Conteúdo principal -->
  </section>

  <section id="destaques">
    <!-- Painéis com destaques -->
  </section>

  <footer>
    <!-- Conteúdo do rodapé -->
  </footer>

</body>

Note que utilizamos o atributo id do HTML para identificar a <section> principal. O atributo id deve ser único em cada página, ou seja, só pode haver um elemento com o atributo id="main". Mesmo se o outro elemento for de outra tag, o id não pode se repetir. De acordo com a estrutura acima, nós separamos as quatro áreas principais.


Gostou do post? Achou as informações úteis, ou falta alguma coisa? Comente e deixe sua opinião, vamos compartilhar nossas experiências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário